"Á descoberta do Dao". Os três centros energéticos no Kouksundo. Ki, Shin, Jung.

 

 O DanriHak – Princípio da Prática

 

 

 

 

A prática do kouksundo, reside essencialmente neste princípio basilar, o equilíbrio dos três centros energéticos, ki, Shin e Jung. Chung-San explica o Jung-Ki-Shin recorrendo à analogia com uma vela:

 

 



 “ A Essência que emana do Hadanjeon (Danjeon Baixo) pode ser comparada à cera e pavio. Representam a saúde física do Corpo. A energia que é emanada do Sangdanjeon (3º Olho) pode ser comparada à chama representando a energia e alerta mental, bem como a concentração.

 A Essência que emana do ChungDanjeon (Coração) pode ser comparada à luminosidade que provem da chama. No processo de decisão Ki “vê”, Shin “decide” e Jung “executa”. Quando o ser humano adoece, envelhece o equilíbrio é perturbado, destruído. Ki vê, mas Shin está fraco e não consegue decidir de imediato. Quando o faz já não há Jung disponível. Pelo contrário quando estas três essências estão em equilíbrio e suficientemente desenvolvidas o praticante alcança a unificação do corpo, mente e espírito.

Esta transformação inicia uma poderosa transformação da consciência e autorrealização

 O ki (기) , está ligado ao pensamento aspetos funcionais e consciência,

 Shin, (,) emoções,  pensamento e decisões.

 Jung (,정), é essência fonte de Energia,  e ação

 Então diz-se que o princípio basilar do KoukSuno é tornar Jung abundante, Ki maior e Shin mais brilhante.

Pensamos com Ki, decidimos com Shin executamos com Jung.

Devemos ter sempre presente que o pensamento segue a respiração, a mente segue o pensamento e a energia segue a mente.

Para conseguir o equilíbrio de Jung-Ki-Shin, devemos de trabalhar intensamente o Hadanjeon ou Danjeon. Pois é muito importante ter este aspeto muito treinado pois ajuda-nos a ter ou melhor, a respiração nota-se pela fluidez do Danjeon.

Traduz-se como campo de energia. O termo de Danjeon é o conceito mais fundamental do KoukSunDo e aquele que nós os praticantes deve procurar entender e dominar em pleno. O Danjeon não diz respeito a um órgão, mas sim a um espaço que é localizado da seguinte forma considerando alguns pontos da Acupuntura chinesa e o coccix:

 

 


 

 

 

Na realidade isto varia de pessoa para pessoa a forma como pratica, o tempo que disponibiliza, e a vida que leva, em termos de alimentação, de stress, e de conhecimento de si, e do próprio corpo, conhecermo-nos interiormente e saber as nossa limitações, é um passo para o sucesso, pois a motivação, não vem todos os dias é preciso disciplina e consistência, se conseguirmos ultrapassar estes obstáculos, podemos contar que um dia chegaremos lá!

Depois temos:

Imdok - A Orbita Microcósmica

 Seguindo o mesmo princípio do Danrihak, de fortalecer o Danjeon e, quando Jung está abundante executa-se na postura 19 (Keon Gon) coloca em prática “Imdok”: a Órbita Microcósmica. Imdok pretende canalizar através da visualização consciente a energia acumulada em Jung, convertendo-a em Ki e depois em Shin.

Em Wonki Dan Beop canalizamos essa energia a todo o nosso corpo, percorrendo os doze, ou os  catorze meridianos, a orbita microcósmica , e os 365 pontos de circulação. Esta dimensão (corpo +energia +espaço vazio), devemos manter-nos os mais limpos possíveis de emoções que nos assolam todos os dias, para que tenhamos uma mente limpa e clara.

Como instrutores devemos desenvolver o que há de melhor em nós, para também, nos aproximarmos dos outros, tentando ter uma mente aberta, e despertar para essa união com o cosmos, estando assim em sintonia com o universo.

 

F.F

 https://www.kouksundo.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conhecimento vs. Sabedoria: Como perceber a Diferença com um Tomate.

A verdade absoluta existe?

Como o kouksundo te pode ajudar na tua rotina diária. O Olhar com outra perspectiva!