A vida pode ser doce, amarga ou azeda .Todos sentimos diferente , para sermos um.

 

Os Provadores de Vinagre a composição alegórica ilustra os três fundadores das principais tradições religiosas e filosóficas da China: o Confucionismo, o Budismo e o Taoísmo. 

É uma pintura poderosa que evidencia fortemente que as experiências desagradáveis não precisam ser evitadas ou eliminadas, mas podem ser apreciadas como parte integrante do fluxo da vida.

Estão representados três homens reunidos á volta de um barril de vinagre, onde mergulham os dedos e provam o seu conteúdo.  No entanto, as  reações são bem diferentes, como demonstram as expressões estampadas nos  seus rostos. Como a pintura é alegórica, devemos entender que esses não são provadores comuns de vinagre, mas são representantes dos Três Ensinamentos da China e que o vinagre que estão a provar representa a Essência da Vida.

 Os três homens são os mestres Confúcio, Buda e Lao -Tzu, este último autor do mais antigo livro Taoísta, o Tao Te Ching.  Os dois primeiros fazem uma careta e o terceiro sorri.


Três homens reuniram-se á volta de um barril de vinagre. Cada um deles mergulhou um dedo e o tocou na língua. Para K’ung Fu-tzu, o sabor era azedo; para Gautama Buda, o sabor era amargo; para Lao Tzu, o sabor era doce.

 Todos os três diferentes; todos os três um.


Confúcio e o Confucionismo

Confúcio na  sua expressão denota a percepção da acidez do vinagre. Na sua visão o estado do mundo estava contaminado. As pessoas viviam em desacordo com os modos respeitáveis do passado; portanto, o “vinagre” azedou com a contaminação da corrupção do governo e do povo. Suas leis eram apresentadas como um conjunto de virtudes e etiqueta que alternava o foco de volta à ética e à retidão. Parecia que o vinagre azedo estava estragado e que o objetivo era criar um novo lote.


Para Siddhartha Gautama, o Buda, o vinagre tem um sabor amargo. Amargo é dar-se conta de que a existência e os fatos não obedecerão aos nossos desejos e projeções, pois a vida apenas é o que é.  Ele acreditava que a amargura da vida poderia ser corrigida pela compreensão da verdadeira natureza do eu e pelo abandono do apego. 


Para Buda, a segunda figura da pintura, a vida na terra era amarga, cheia de apegos e desejos, fontes de sofrimento.  O mundo era visto como um criador de armadilhas, um gerador de ilusões, uma roda cujo giro produzia dor para todas as criaturas.  Para encontrar a paz, o Budismo acha necessário transcender ‘este mundo de pó’ e alcançar o Nirvana, literalmente um estado ‘sem vento’.  Apesar da atitude intrinsecamente otimista dos chineses ter alterado bastante o Budismo após sua chegada da Índia, onde surgiu, mesmo assim seus seguidores tendiam a ver o caminho para o Nirvana obstruído pelo amargo vento da existência humana.


Um ponto importante no budismo é a ideia do sofrimento, dukkha. Buda não via mundo como corrompido, mas talvez em negação. O sofrimento ou insatisfação é uma parte inevitável da vida e uma das três marcas da existência. A ideia é que ficamos presos nas ilusões deste mundo e nos apegamos a objetos, sentimentos, pessoas, etc., por não percebemos sua impermanência.

Lao-Tzu está sorrindo, o único que parece apreciar o vinagre. Embora o vinagre possa ser azedo e amargo, Lao-Tzu admite que este é o sabor que vinagre deveria ter, não lamenta que seja desta forma. Eram esses os objetivos e o vinagre que estava  aprovar fazia um excelente trabalho como vinagre.

A prática taoísta de respeitar a natureza e o propósito de tudo também é como o taoísta vê a essência da vida. O taoísta não é cego para o fato de que a vida pode ser azeda e amarga, mas respeita o que é apenas a vida.


Se na quebra de ilusão de controle o budismo nos traz um amargor ao afirmar serenamente que o sofrimento será nosso companheiro de jornada, na compreensão taoísta exercitamos o olhar para a vida com a simplicidade e alegria de uma criança. 


No taoísmo, simplesmente, é o que é; o sabor do vinagre é exatamente como deveria ser. Não há razão para ficar com chocado ou corrigi-lo; tem o gosto apropriado. O verdadeiro “sabor” vem da sua reação.


A ideia de Lao-Tzu não era julgar ou criticar o caminho do mundo, mas aceitá-lo. Se algo é verdadeiro na sua natureza, está de acordo com o Tao e não precisa ser alterado. Interferir no fluxo resulta em perturbação. O melhor remédio é o não remédio, a não-ação, Wu wei; e viver na prática com compaixão, simplicidade e humildade – os três tesouros do Taoísmo.

Na pintura, por que Lao-Tzu está a  sorrir? Afinal, o vinagre que representa a vida deve certamente ter um sabor desagradável, como indicam as expressões nos rostos dos outros dois homens. 

Mas, trabalhando em harmonia com as circunstâncias da vida, a compreensão taoísta transforma o que os outros podem perceber como negativo em algo positivo. Do ponto de vista taoísta, a acidez e a amargura vêm da mente interferente e não apreciativa. A própria vida, quando entendida e utilizada para o que é, é doce. Essa é a mensagem dos provadores de vinagre.


Para Lao-Tzu, o mundo não era um criador de armadilhas, mas um professor de lições valiosas. As suas lições precisavam ser aprendidas, assim como as suas leis precisavam ser seguidas, então tudo iria bem. Em vez de se afastar do “mundo do pó”, Lao-tzu aconselhou outros a “se juntar ao pó do mundo”. O que ele viu operando por trás de tudo no céu e na terra, ele chamou Tao (DAO), “o Caminho”.

Todos nós vemos a vida através de nosso próprio conjunto de filtros. Todos nós encontramos maneiras diferentes de lidar com as lutas da vida, de aceitá-las ou de corrigi-las. Nenhum é “errado” ou “melhor” que os outros; eles são simplesmente diferentes. Observe que os homens da imagem não estão discutindo sobre o vinagre ou o que fazer com ele, mas simplesmente reagem à sua maneira.

Todos os três diferentes; Todos os três um.

A pintura dos Provadores de Vinagre na arte religiosa chinesa simboliza os três grandes fundadores das tradições filosóficas e religiosas: Confúcio, Buda e Lao tzu (fundador do Taoísmo). Embora a obra seja interpretada como favorecendo o Taoísmo e sendo crítica com o Confucionismo e o Budismo, ela destaca uma perspectiva poderosa sobre a vida.

A pintura, dá ênfase que experiências desagradáveis são partes inerentes do fluxo da vida, reflete a essência do Taoísmo. Para Lao, o caminho para a harmonia reside na aceitação do fluxo natural da existência, inclusive dos momentos amargos. A acidez do vinagre representa a vida em sua totalidade, incluindo aspetos desafiantes.


Do Confucionismo, aprendemos sobre a importância da ordem social e das relações humanas. Confúcio via o cultivo do caráter moral e a prática de rituais como fundamentais para uma sociedade harmoniosa. A visão mais positiva do Taoísmo pode ter sido interpretada como crítica, pois enfatiza menos a ordem social rígida.


O Budismo, centrado na compreensão do sofrimento e na busca pela iluminação, talvez tenha sido representado na pintura como um dos Provadores experimentando o vinagre. A crítica pode residir na ideia de que, ao procurar transcender o sofrimento, o Budismo poderia perder a apreciação da totalidade da vida, incluindo suas partes amargas.

Em resumo, a pintura sugere uma apreciação profunda do Taoísmo, que vê a vida em sua totalidade, aceitando tanto o doce quanto o amargo. Lembra-nos que, para Lao tsu, o caminho para a verdadeira harmonia é abraçar todas as experiências, reconhecendo que cada gota de vinagre é uma nota vital na sinfonia da existência. 

REFERÊNCIAS DE LIVROS E ARTIGOS

O Tao do Pooh – Benjamin Hoff

Os Provadores de Vinagre, Ciclos – Daniela M. Fuschini Favaro

In the Thick of It – A Catalog Of Quiet, Burning Things – Guérin-Kairu

The Vinegar Tasters: An Explanation of the Theme – Tasting Vinegar

The Four Vinegar Tasters: Confucianism, Buddhism, Taoism, and Christianity – Druid Journal

The Vinegar Tasters – Figuring Out The Flow

F.F

E tu como vês a vida!!Aprende a viver com aquilo que o Universo te mostra e olha para o que fazes e dizes, e está atento ao que o universo te manda talvez possas aprender alguma coisa!Tomarmos consciência dos nossos atos pode ser uma ferramenta poderosa para a nossa evolução.

Bora Lá!! Atreve-te !!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conhecimento vs. Sabedoria: Como perceber a Diferença com um Tomate.

A verdade absoluta existe?

Como o kouksundo te pode ajudar na tua rotina diária. O Olhar com outra perspectiva!