"Á descoberta do Dao". Viver no silêncio da sabedoria.
Quem
fala não sabe.
Veda
as passagens
Fecha
a porta
Atenua
a nitidez
Desata
os nós
Suaviza
a Luz
Unifica
a poeira.
A
isso se chama unificação oculta.
A
qual por isso
Não
se pode alcançar com intimidade
Não
se pode alcançar com distância
Não
se pode alcançar com benefícios
Não
se pode alcançar com danos
Não
se pode alcançar com honras
Não
se pode alcançar com desonras
Por
isso, é o tesouro do mundo.
Reflexão:
Este é o verso mais conhecido do Tao Te Ching. No entanto, a mensagem essencial desta passagem é mal compreendida e raramente posta em prática.
Aqui, Lao Tzu pede-nos para vivermos o estado mais elevado do silêncio da sabedoria, esse local que existe no mais intimo de nós que não pode ser comunicado a outra pessoa. Existem oradores que são capazes de convencer as suas audiências, com o bom comando da linguagem que empregam, que são enérgicos nas suas afirmações e que se mostram confiantes nos seus pontos de vista, são em geral visto como detentores de um conhecimento superior... Mas Lao Tzu sugere que o oposto é que é verdade. Os que falam, segundo Lao Tzu não estão a viver de acordo com o local onde existe a sabedoria que se mantêm silenciosa e, por isso, não têm sabedoria.
Nestes tempos atuais notamos que, os que se sentem obrigados a pontificar e a convencer os outros estão quase sempre presos a algum tipo de obrigação, talvez a um ponto de vista, à necessidade de ter razão, de vencer, ou de lucrar, de qualquer maneira. Quanto mais falam , mais parecem estar influenciados por esses compromissos ou obrigações.
Começamos, então a dar conta que surge algo dentro de nós, a necessidade de conhecermos mais ou de dominarmos é substituída pela compreensão profunda de que tudo é irrelevante e acabamos por perder o interesse da aprovação dos outros.
Viver no silêncio da sabedoria transforma-se no processo que nos permite ver a nossa existência a uma luz diferente a nossa intensidade diminui e sentimo-nos mais tranquilos, mais suaves e mais concentrados.
Pratica agora o Dao.
Passe uma hora um dia, uma semana, ou um mês a exercitar a atitude não dar conselhos que não lhe sejam pedidos . Pare, por um instante, e invoque a sua sabedoria silenciosa. Limite-se a escutar - a si e à outra pessoa .
Como Lao Tzu quer que saiba, este é "o estado mais elevado do Homem"
F.F
Comentários
Enviar um comentário