A respiração Danjeon. Como praticar, seus benefícios. O kouksundo dá-te a resposta.
Descobre o poder que está dentro de ti!
Imagina atrair raios de sol para uma lupa e focar essa energia numa folha de papel para que ela pegue fogo.
Agora, imagina acumular energia através de uma respiração controlada e, focar essa energia numa prática diária. É assim que desenvolvemos o Danjeon, ou Dantien, também conhecido como Campo de Cinábrio, um elixir de energia que é a fonte de todas as correntes de vitalidade no nosso corpo e mente.
Sim, todos os dias temos o poder de criar e mudar a forma como vamos começar o nosso dia!
Quem és?
Quem escolhes ser?
Temos de escolher diariamente o que vamos ser a cada momento.
Este é o poder que só tu tens, ninguém o pode fazer por ti!
Foto: Mestre Adriano oliveira |
No kouksundo vamos desenvolvendo esta forma de acumular energia quando estamos a fazer as posturas meditativas, e que, cada um ao seu ritmo vai desenvolvendo o Danjeon, ou Dantien= Tanden=Chakra literalmente significa Campo de Cinábrio, e liga-se diretamente à Alquimia Interna do Taoismo.
Que pode ser traduzido como elixir ou campo de energia. Na nossa prática de Meditação Danjeon é um ponto focal e refere-se especificamente a um centro físico da gravidade no nosso corpo.
Quando utilizamos a extensão na prática, estamos a referir-nos ao trabalho de visualização e respiração que tem como foco o Hadanjeon, ou seja, o Danjeon inferior. Este é literalmente o ponto focal da prática e refere-se especificamente a um centro físico da gravidade no nosso corpo.
É o local onde a Energia Ki vai acumular-se e de onde vai partir para se espalhar para todo o corpo. Começamos por tomar como referência o nosso umbigo. Depois procuramos o osso púbico ou púbis mais abaixo, temos CV4 como referência.
O Hadanjeon é o centro do corpo como da mente e a fonte de todas as correntes de energia que armazenam vitalidade. É o centro de unificação da energia yin e Yang.
É muitas vezes referido como o lugar do “Fogo Verdadeiro”, “Terra Pura” “Oceano de chamas ou oceano de Energia. Nós falamos de centrar a mente no Danjeon inferior de forma a sermos guiados pela sua capacidade em nutrir uma ação desinteressada e livre do desejo e julgamento.
Ao aumentar a pressão abdominal através da respiração Danjeon, estamos também a massajar e a fornecer oxigénio aos nossos órgãos internos. Este movimento rítmico do baixo-ventre acalma os órgãos e músculos de toda a área abdominal. Este tipo de respiração também estabiliza a mente.
O diafragma contrai-se e expandimos a barriga, possibilitando que os pulmões se encham totalmente com ar. Isto acontece porque os pulmões movem-se com a pressão negativa no interior do nosso peito, resultando assim num melhor aproveitamento da capacidade pulmonar.
A Mente das pessoas move-se de forma contínua, de um pensamento para outro, como consequência do nosso estilo de vida. Por causa disto estamos sempre a pensar, antecipar, fazer “multitasking”.
Criamos ansiedade e obsessões. Este constante excesso de pensamentos, leva a que a energia suba para a cabeça e torne o peito mais contraído e pesado. A Respiração Danjeon acumula a energia no baixo abdómen puxando-a da cabeça e do coração. Isto estabiliza a mente. Em parte, porque mudamos o centro do nosso foco dos pensamentos na nossa cabeça para o foco no ritmo relaxante da respiração do baixo-ventre.
Quando praticamos a respiração Danjeon começamos de imediato a promover o relaxamento e a redução do stress. A respiração lenta e profunda vai estimular de forma repetitiva o nervo vago, promovendo uma redução do stress e alterações benéficas como uma frequência cardíaca mais baixa e menor pressão sanguínea.
De igual forma ao melhorarmos a nossa consciência acerca do corpo, com o auxílio da respiração Danjeon, vamos melhorar a nossa eficiência nos movimentos de alongamento.
Outros benefícios são:
• Melhorarmos o consumo de energia, simplesmente por reduzir a frequência respiratória.
• Reduzimos os riscos de lesão em exercícios
• Melhoria na estabilidade dos músculos Core.
• Os órgãos internos movem-se promovendo melhor oxigenação interna.
• A Mente torna-se mais clara.
Desenvolvendo em simultâneo certas visualizações energéticas, Imdok, os 12 e 14 vasos, para praticantes mais avançados, com vista a otimizar a eficiência do nosso organismo e a clareza da nossa mente, e a nível físico e emocional.
Bora lá, como vai ser hoje!!
F.F
Comentários
Enviar um comentário